VIGILÂNCIA EM SAÚDE REALIZA PALESTRAS SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS E DENGUE NAS ESCOLAS.


As Secretarias Municipais de Saúde e Educação, através do departamento de Vigilância em Saúde, promoveu na primeira semana de Agosto palestras com os alunos dos anos inicias das escolas das redes municipal e estadual de ensino do Município de Ajuricaba, para a conscientização de combate a Dengue e Doença de Chagas.

As palestras deram inicio na Escola Estadual João Carlini no dia 04 de Agosto e finalizando na sexta-feira dia 8 de Agosto no Colégio Comendador Soares de Barros, contabilizando 495 alunos de todas as escolas.

A equipe da Vigilância em Saúde composta pelos agentes Sandila Buch, Sandra Ferle dos Santos, Margarete Iseppi e Flávio Kahl, solicitou a cooperação dos alunos no combate a Dengue e Doença de Chagas. Também foram orientados sobre as principais formas de prevenção e combate dessas doenças através de vídeos e dados da realidade do município. Na oportunidade os alunos foram alertados sobre a importância na mudança de comportamento em casa, o que auxilia no extermínio dos mosquitos da dengue e barbeiro.

 Foram avisados os alunos das comunidades de linha 23 Sitio, linha 23 Ressaca, linha 27, linha 28, linha 29 e linha 30 que a equipe do CEVS - Cento Estadual de Vigilância em Saúde, estará nessas localidades para realizar inspeções nas propriedades em busca de Triatomíneos (barbeiro).

A melhor forma de combater essas doenças, não é remediar e sim a prevenir.